ACIONISTAS
Com uma origem sustentada nos alicerces sólidos da Mota-Engil Ambiente e Serviços e da SUMA - Serviços Urbanos e Meio Ambiente, líderes de mercado e participadas do maior grupo empresarial português na área da engenharia e construção - Grupo Mota-Engil -, a RIMA integra, ainda, na sua estrutura acionista entidades de referência no contexto local: o Município de Lousada e a IDAMBI - Estudos e Projetos do Ambiente.
Mota-Engil Ambiente e Serviços
A Mota-Engil Ambiente e Serviços engloba um conjunto diversificado e um amplo portefólio de atividades e negócios, posicionando o Grupo como um dos principais exportadores nacionais de serviços. No domínio ambiental desenvolve atividades no setor dos Resíduos e da Limpeza Urbana, liderando em Portugal, através da SUMA, o mercado privatizado de gestão de resíduos sólidos urbanos.
SUMA
Com duas décadas de experiência consolidada ao serviço do Ambiente e das populações, a SUMA detém, desde a sua origem, a posição de liderança no setor, e mais de três dezenas de empresas dedicadas a assegurar a excelência na gestão integrada do ciclo de vida dos resíduos. A sua estratégia de crescimento sustentado e de implantação geográfica dentro e fora de Portugal materializou-se na aquisição da EGF, holding que detém os 11 sistemas multimunicipais de tratamento de resíduos, e num ambicioso e continuado projeto de internacionalização, já iniciado nos mercados de África, América do Sul e Médio Oriente.
Município de Lousada
Membro da comunidade urbana do Vale do Sousa, é um concelho fortemente industrializado, particularmente nos setores têxtil e de calçado, os quais garantem perto de 50% da empregabilidade do município. Acolhe, igualmente, várias empresas do setor agro-industrial, bastante desenvolvidas tecnologicamente.
IDAMBI
Fundada em 2000, a IDAMBI é uma empresa de engenharia, dedicada ao estudo e projetos na área do ambiente.